2 de agosto de 2010

Ciro Gomes é o 7º deputado federal mais faltoso durante primeiro semestre de 2010

O deputado federal cearense Ciro Gomes (PSB) é o 7º colocado em lista divulgada nesta segunda-feira, 2, em que foram apontados os 10 parlamentares brasileiros mais faltosos do primeiro semestre de 2010. De acordo com a lista, o deputado se ausentou 49 vezes, o equivalente a 69% das reuniões deliberativas. Em todo o Brasil, os parlamentares federais obtiveram novo recorde e registraram o maior número de faltas acumuladas em sessões deliberativas em plenário da legislatura (sessões de votação de proposta), em comparação aos semestres anteriores desde 2007.
Ao todo, os deputados federais faltaram 7.567 vezes, justificadamente ou não, o que representa 25,6% de ausências em 59 sessões deliberativas realizadas entre fevereiro e julho. Teoricamente, conforme artigo 55 da Constituição, o parlamentar que faltar a mais de um terço das sessões deliberativas fica passível de perder o seu mandato.
De acordo com reportagem publicada no Congresso em Foco, o número de faltas quase dobrou em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando foram registradas 4.892 faltas gerais (com ou sem justificativa). O total de ausências nesses seis meses foi também quase igual ao número de faltas registradas durante todo o ano de 2008, quando os deputados tiveram 7.643 faltas. Procurada pelo O POVO Online, a assessoria do deputado Ciro Gomes afirmou que nem o parlamentar e nem seus assessores irão comentar os números da lista.

Os 10 mais faltosos:

1- Affonso Camargo (PSDB-PR)
2- Zé Vieira (PR-MA)
3- Jader Barbalho (PMDB-PA)
4- José Aníbal (PSDB-SP)
5- Severiano Alves (PMDB-BA)
6- Marina Maggesi (PPS-RJ)
7- Ciro Gomes (PSB-CE)
8- Alexandre Silveira (PPS-MG)
9- Bispo Gê Tenuta (DEM-SP)
10- Nice Lobão (DEM-MA)

Via Camocim Noticias

Nenhum comentário: