
Balderian criou esses “ecotáxis” como uma alternativa à dominante – e perigosa – forma de transporte em Tabontabon: a motocicleta. Na cidade, é comum que cinco ou seis pessoas se espremam sobre uma única moto, aumentando as chances de acidentes. Os veículos criados pelo prefeito, além do benefício ambiental, oferecem uma alternativa barata de transporte.
O bambu é um material renovável, que não precisa sofrer um processamento complexo antes de ser utilizado e, além disso, tem resistência tão boa quanto a do aço.
Os dois táxis são chamados de Eco 1 e Eco 2. O Eco 1 pode transportar até 20 pessoas sentadas, e roda por cerca de 80 horas com apenas um galão de biodiesel (o equivalente a 3,78 litros). O Eco 2 é menor: comporta oito pessoas. Ambos os veículos são construídos por adolescentes da cidade. Noventa por cento do ecotáxi é feito de bambu – a exceção é o teto, coberto por uma esteira de tecido.
Os dois táxis são chamados de Eco 1 e Eco 2. O Eco 1 pode transportar até 20 pessoas sentadas, e roda por cerca de 80 horas com apenas um galão de biodiesel (o equivalente a 3,78 litros). O Eco 2 é menor: comporta oito pessoas. Ambos os veículos são construídos por adolescentes da cidade. Noventa por cento do ecotáxi é feito de bambu – a exceção é o teto, coberto por uma esteira de tecido.
Fonte: Globo.com
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