19 de maio de 2011

VIAGEM - NA ESTRADA - 2º DIA

Saí cedinho, meu destino era a cidade de Grajaú MA - Passei por várias cidades - Caxias - Peritoró - Dom Pedro - Barra do Corda, e muitas outras. Ao entardecer, antes da cidade de Grajaú, existe uma reserva indígena (foto acima) e os índios por lá não são muito delicados não(risos) pois segundo informações na estrada, uns caras me falaram que é muito perigoso passar a noite... Eu apertei um pouco mais o punho e consegui passar ainda de dia!
Saída de Campo Maior PI - Foto acima
Aqui eu ja tinha perdido o medo dos índios, são uns coitados, se as vezes se rebelam, devem ser em conseqüência da situação em que vivem, eu parei comprei artesanato feito por eles, na verdade são tímidos, desconfiados e metem medo com um olhar, pode-se dizer, de revolta. A foto acima foi tirada por uma índia depois de uma certa insistencia (risos)
A Reserva fica na BR 226, e cada grupo ou seja aldeia (foto) fazem questão de colocar uma identificação, pois na verdade vivem na reserva mas em grupos (aldeias) separados, dizem os moradores de Grajaú, que de vez em quando eles bloqueiam a estrada e fazem a maior confusão, a verdade é que por aqui, pelo menos as pessoas com quem conversei nenhum gosta dos índios.
Aqui, mulheres e crianças fazem uma barreira, mas sem nenhuma insistência, esticam uma cordinha de um lado para o outro da estrada e num gesto triste e de muita necessidade "mendigam" o pão aos motoristas que passam na BR. Eu parei, tirei mais uma foto com permissão dela, lhes dei alguns reais e com muita pena e triste segui em frente.

Um comentário:

Nagyla disse...

Só não vale vender a moto e juntar-se a uma tribo indígena em defesa da causa...rsrs...Olhe,olhe!