28 de agosto de 2010

Prefeitos do PSDB abdicam de Cals e lançam apoio a Cid


Constantes mudanças de partido, política personalista e pouco atrelada a ideologias e programas. Segundo especialistas, esses seriam os principais motivos para as infidelidades partidárias a que se assiste hoje no Ceará. Na linha de frente, estão os prefeitos do PSDB. Ao menos 14 deles, de um total de 54, abdicaram de Marcos Cals (PSDB), em quem deveriam votar naturalmente, para apoiar o candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB).
O problema conjuntural, contudo, tem raízes históricas. Os irmãos Ciro e Cid Gomes já foram tucanos, passaram pelo PPS e agora são do PSB, sendo tratados hoje como “socialistas”. Apoiados desde os anos 1990 até junho deste ano pelo principal cacique tucano do Estado,senador Tasso Jereissati, ambos chegaram ao poder. Agora, Tasso demonstra rancor pela “ingratidão” dos irmãos, que não estão apoiando sua reeleição ao Senado por conta da aliança, principalmente, com o PT.
“Eles (Ciro e Cid) mudaram de partido, mas não mudaram de grupo político”, avalia Rejane Vasconcelos, do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Contra a reeleição de Cid, Tasso lançou Cals e quis que os 54 prefeitos tucanos o seguissem na empreitada. Mas a estratégia parece não ter funcionado tão bem.
Foi Ciro, coordenador da campanha do irmão, quem costurou a maioria dos apoios tucanos pelo Estado. Tasso tentou descosturar, mas o alinhavado conjuntural se mostrou mais forte do que seu histórico político. “Sendo bem generoso, só uns 50% dos prefeitos do PSDB devem votar no Cals”, diz um dos prefeitos tucanos que votam no PSB. Cid também conta com apoio de ao menos um prefeito do PR de Lúcio Alcântara: Fontenele Viana, de Martinópole.

Fonte O povo - Foto Ilustrativa

Nenhum comentário: