18 de maio de 2010

Futebol: "Paradinha" será proibida a partir da Copa do Mundo

Depois de muita polêmica envolvendo a "paradinha" nas cobranças de pênalti, principalmente no Brasil, o International Board, órgão que regulamenta as regras do futebol mundial, aprovou nesta terça-feira uma emenda na interpretação do artigo 14 de seu regulamento. A "paradinha", truque de enganar o goleiro na hora de cobrar o pênalti, será proibida a partir da Copa do Mundo da África do Sul.

Segundo o texto, "ameaçar antes da cobrança de uma penalidade máxima para confundir o rival está permitido durante a corrida". Mas o jogador que fingir chutar após chegar à bola será punido por comportamento antidesportivo.

Má notícia, por exemplo, para Neymar, um dos maiores adeptos da 'paradinha'. Em clássico contra o São Paulo pela primeira fase do Paulistão deste ano, o atacante foi muito criticado por Rogério Ceni após utilizar o recurso - o goleiro ironizou a 'paradona'.

Além disso, a International Board propôs, após reunião especial com o presidente da Fifa Joseph Blatter, que as federações e confederações associadas possam fazer testes com árbitros auxiliares de área em partidas durante dois anos. Isto já ocorreu no Campeonato Carioca e na Liga Europa desta temporada. Os juízes ficavam atrás da linha de fundo, checando jogadas mais difíceis e polêmicas.

As duas decisões entrarão em vigor a partir do dia 1º de junho e vale para o futebol em todo planeta, inclusive para os campeonatos no Brasil.

Nenhum comentário: