23 de fevereiro de 2010

Crianças têm carroça como transporte escolar

Chaval - Essa é a situação que se encontra à escola da localidade de Cafundó, município de Chaval-CE. A foto ao lado mostra o abandono com essa instituição pública de ensino. Na escola portas e janelas estão danificadas, banheiro sem condição de uso, não existe bebedor, cadeiras quebradas e birôs totalmente destruídos. O mais preocupante e que tal escola está sem merenda deste o inicio do ano, como relatou uma funcionária.
Fonte Barroquinha Noticias
Choró. Uma iniciativa de dois agricultores está dividindo a opinião pública e de autoridades neste município, um dos mais pobres da região Centro do Ceará. Eles resolveram transformar carroças em transporte escolar. Levam em média 12 crianças para a aula todos os dias. O trajeto, das portas de casa para a Escola Infantil e Fundamental Menino Jesus é de 6km. Os passageiros mirins adoram. São moradores do Assentamento Croatá, a 20km da sede deste município. O secretário municipal de Educação, Manoel de Queiroz, desaprova o transporte, é ilegal. O assunto virou polêmica na rádio comunitária local, inclusive com trocas de agressões físicas entre moradores.

As crianças estão na faixa etária de 5 aos 12 anos. São transportadas na carroça pela manhã cedo e no retorno, ao meio-dia. Segundo Francisco Roberto Martins da Silva, proprietário e condutor de uma das carroças, esta foi a alternativa encontrada para evitar o sofrimento dos filhos na caminhada até a escola. Além da distância, o sol é de castigar. Antes, fazia o percurso de motocicleta. Temendo acidentes, resolveu encontrar solução própria.
Fonte DN

Nenhum comentário: