10 de dezembro de 2009

FAMÍLIA

FAMÍLIA A CÉLULA FUNDAMENTAL DA VIDA
Aconteceu em algumas escolas de nossa cidade. Lá estavamos a comemorar a semana Nacional da Família, faziamos parte de um grupo católico e decidimos visitar as escolas de nossa cidade, o objetivo era nos aproximar dos jovens, queriamos ouvi-los, saber como viviam, o que faziam, e os motivos que muitas vezes os levam a caminhos indesejáveis e sem volta. Sabemos que saem do seio da família os melhores dos homens e que infelizmente também saem os piores. Naquela semana visitamos algumas casas onde ouvimos desabafos, lamentos, nos deparamos com pais que a tempos perderam o contrôle da situação perante os filhos. O que nos deixava sem uma conclusão definitiva, é que só ouviamos um lado, ( os pais ) muitas vezes, quando nós encontravamos um jovem em casa, ele não parecia muito a vontade em conversar na presença dos mesmos. Fomos ao encontro deles, tivemos a idéia de pedir que cada um escrevesse em uma folha de papel o que eles gostariam que mudasse em suas vidas (lógico, não precisariam se identificar).
vimos lagrimas rolando no rosto de alguns que a princípio concordaram e logo depois não conseguiram expor seus sentimentos e abandonaram aos prantos a sala. Levamos centenas de folhas escritas para casa, e ali os mais tristes e desesperados apêlos de jovens que não sabiam a quem recorrer. No que eles escreveram podemos sentir o quanto um FAMÍLIA tem importância na vida de um jovem, o quanto vale um conselho, um exemplo, uma conversa amiga, uma conversa de pai.
O que alguns jovens escreveram:
* Eu quero ir embora da minha casa, não sei pra onde mais quero ir não aguento mais meu pai chegar bebado batendo na minha mãe e nos meus irmãos, eu choro muito trancada no banheiro as vezes penso em mim matar...
* Eu tenho muita inveja do seu João, eu queria que ele fosse meu pai. Ele fica ensinando o dever do filho dele na calçada e eu morro de inveja, como eu queria que meu pai fosse assim.
* Semana passada meu pai foi preso por que estava botando boneco no mercado, a Policia bateu muito nele e prendeu ele, eu nem fui jogar com os amigos com vergonha, ele chegou em casa muito cheio de pancadas no rosto, chorei com pena dele, eu queria mesmo era ter outro pai sabia?
* Meu pai e minha mãe nao confiam em mim, dizem que eu sou um vagabundo, se eles pensam assim de mim, fazer o que né? Acho que vou ser mesmo...
* Meu pai bebe, fuma eu acho que é maconha nao sei, mais ele é violento, ele quando ta bom, manda eu ir na missa rezar pra ele deixar de beber, eu choro muito com pena dele, ele era tão bonito, tão gordinho, agora tá magro, não ta feio não eu acho ele lindo, tenho muita vontade de beijar ele e dizer que eu amo ele, mais eu tenho vergonha e choro muito, muito mesmo mais eu amo ele, e pior que ele nem sabe, so faz brigar com agente...

*** São depoimentos como esses que nos fazem refletir: Por que cobramos tanto de nossos Jovens?

Nenhum comentário: