11 de julho de 2009

PRESSÃO ARTERIAL

A melhor forma de prevenir a doença é mediante um controle periódico (medir a pressão), não abusar das comidas com sal, caminhar e evitar o fumo e o café, que aumentam a pressão arterial. Em resumo, tentar modificar o estilo de vida.
Não existe uma combinação precisa de medidas para se dizer qual é a pressão normal, mas em termos gerais, diz-se que o valor de 120/80 mmHg (no popular 12 por 8) é o valor considerado ideal. Contudo, medidas até 140 mmHg para a pressão sistólica, e 90 mmHg ( 14 por 9 )para a diastólica, podem ser aceitas como normais. O local mais comum de verificação da pressão arterial é no braço, usando como ponto de ausculta a artéria braquial. O equipamento usado é o esfigmomanômetro ou tensiômetro, vulgarmente chamado de manguito, e para auscultar os batimentos, usa-se o estetoscópio.
Fonte: Projeto de ensino a distância.
Bom até aí tudo bem, Mais o que fazer nesse caso: Um amigo em conversa comigo, disse ter sentido algo estranho, achou ser problema de pressão. Procurou de imediato um local " Adequado" para medir sua pressão arterial, ficou feliz, pois segundo a moça sua pressão estava normal, e ela ainda acrescentou: Sua pressão esta excelente. Ele conhecendo um pouco sobre os sintomas, não se conteve, dirigiu-se a outro ponto da cidade com o mesmo objetivo. No segundo a moça ao terminar disse: Nossa, sua pressão esta altissima! Ele me disse ter se dirigido a um terceiro local, desta vez o hospital. Lá segundo ele se estivesse realmente com a pressão altissima como a segunda moça havia lhe dito, com certeza teria morrido, pois so depois de uns 30 minutos foi atendido, e para sua surpresa a enfermeira olhou e disse: Sua pressão tá otima. Ele me disse ter saído rindo apesar de ainda estar bem mal. " O jeito foi ir para casa e se valer dos remédios caseiros ". Com saúde não se brinca, é necessário pessoas capacitadas e aparelhos que ofereçam garantias, o fato de ser gratuito em hipótese alguma se pode brincar com a vida, principalmente a dos outros.

Nenhum comentário: