7 de abril de 2009

SEMANA SANTA

Caro amigo(a) que acessa esse Blog, a SEMANA SANTA é o grande mistério da nossa salvação, nos faz lembrar, ou até mesmo vivenciar os passos de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO na sua Paixão, Morte e Ressurreição. A semana Santa para nós não deve ser encarada como, simplesmente um período de confraternização, ou quem sabe, uma oportunidade para um feriado prolongado. A semana santa não deve ser compreendida como um momento vazio de sentido. Aliás, esta semana maior é encarada como uma entre as outras, por aquelas pessoas que a esvaziam de seu sentido; pessoas que planejam outras programações e se esquecem do quanto é valoroso este momento de celebração e memorial daqueles dias em que Nosso Senhor se nos deu inteiramente, entregando a sua própria vida pela salvação de todos.
.
Esta semana começa com o domingo de Ramos e termina no domingo de Páscoa.
.
Domingo de Ramos
.
Segunda-Feira Santa
.
Terça-Feira Santa
.
Quarta-Feira Santa
.
Quinta-Feira Santa, na qual ocorre a Missa do Lava-pés
.
Sexta-Feira Santa, na qual ocorre a missa da morte de Jesus Cristo
.
Sábado Santo
.
Domingo de Páscoa
Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os(discípulos). Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.
Segunda-Feira Santa é o segundo dia da Semana Santa, cujo começo tem lugar no Domingo de Ramos, e durante a qual os cristãos comemoram a Paixão, Morte e Resurreição de Jesus.
Terça-Feira Santa é o terceiro dia da Semana Santa, a qual comemora a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Quarta-feira santa em alguns lugares é conhecida como quarta-feira de trevas. Nesse dia realiza-se o ofício de trevas.
Quinta-feira de Endoenças, ou Quinta-feira Santa, é a quinta-feira imediatamente anterior à Sexta-feira da Paixão, na semana santa. É o primeiro dia do Tríduo pascal. Neste dia a Igreja Católica celebra a instituição da Eucaristia na Última Ceia de Jesus Cristo.
Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. Nas Filipinas, nação notoriamente católica, chama-se a este dia Sábado Negro. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.
DOMINGO DE PÁSCOA é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes.

Um comentário:

Dani Bôto disse...

Não se "comemora" a Paixão e Morte do Senhor e sim relembramos, revivemos e vivenciamos, até porque o martírio do senhor não é motivo de comemoração. O que comemoramos SIM é a Páscoa, a Sua ressurreição. Abraços e a Paz de Cristo!